Alternativa

Rotatória vira opção após furto de fios em semáforo na Zona Norte

Região é uma das que mais sofre com o crime na cidade

Rotatória instalada na Zona Norte do Rio após furtos de cabos
Rotatória instalada na Zona Norte do Rio após furtos de cabos |  Foto: Lucas Alvarenga
 

O sinal de trânsito da Estrada Adhemar Bebiano, na Zona Norte do Rio, foi substituído por uma rotatória após casos frequentes de furtos de fios na região. Segundo a subprefeitura da Zona Norte, a medida também viabiliza melhor fluidez e segurança no trânsito.

A mudança aconteceu neste sábado (27), a Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ (CET-RIO), que faz monitoramento constante dos furtos de cabos e insumos relacionados aos sinais de trânsito em toda a região da cidade, ressaltou que mais de R$ 1 milhão já foram gastos para repor o que foi levado por criminosos no primeiro período deste ano.

Leia+: Furto de fios gera defeito em sinal e preocupa moradores na Tijuca

José Paiva, de 57 anos, mora na região e informou que os furtos acontecem frequentemente. Ele acrescentou que a medida, embora com intuitos de ajudar a diminuir a situação, também contribuiu para a organização e sinalização do trânsito no local. 

Aquilo ali não reduz furto, reduz acidentes. Furto aqui é direto! Você vê os cabos cerrados aqui, tudo por uma linha. Tinha bastante acidente, eu escutava frequentemente dentro do meu apartamento murmurinho aqui embaixo. Melhorou bastante, pelo menos em termos de sinalização. Mas com certeza, roubo de cabo aqui é certo José Paiva, morador
  

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontaram a Zona Norte como uma das regiões que mais sofrem com furtos no geral. Pelas ruas, é possível identificar diversos fios puxados do poste e, até mesmo, cortados. 

Pelas ruas, é possível identificar diversos fios puxados do poste e, até mesmo, cerrados
Pelas ruas, é possível identificar diversos fios puxados do poste e, até mesmo, cerrados |  Foto: Lucas Alvarenga
  

No dia 24 de agosto, o ENFOCO foi até a Rua José Higino, na Tijuca, também Zona Norte, após moradores relatarem que um sinal, sem funcionamento, causou um acidente no local. Testemunhas disseram que os sinais apresentavam inconstância, tendo dias que funcionam normalmente e outros que ficam parados em uma sinalização somente.

A CET-Rio informou, na época, que o equipamento na Tijuca já havia recebido atendimento cinco vezes somente neste mês, sendo três em decorrência direta de furtos, como o ocorrido naquela semana. A companhia ressaltou que a Zona Norte é líder em furtos de cabos de janeiro a julho deste ano, se comparado com outros pontos da cidade.

A subprefeitura da Zona Norte informou que, além de oferecer uma melhor fluidez ao sistema viário, a iniciativa proporciona mais segurança aos motoristas que antes, parados no semáforo, tornavam-se alvos para os assaltantes da região.

"E ainda possibilita uma economia aos cofres da Prefeitura, que não terá mais de gastar com a manutenção dos sinais de trânsito e seus respectivos insumos", finalizou o órgão.

< Três funcionários caem de prédio em construção na Baixada Rock in Rio terá torneios de FIFA, Counter-Strike e Free Fire <